Criada por Clarence Leo Fender em 1954, a Stratocaster surgiu com a necessidade de combater a rival Gibson Les Paul. Clarence buscava algo mais poderoso que sua Telecaster, guitarra que se destacava até então, com um timbre constante e estridente. Usando o modelo do baixo Fender Precision Bass, Leo idealizou o corpo da Strato, dando a ela um Headstock mais grosso, já que muitos músicos não gostavam da mão estreita da Telecaster. Outra boa ideia foi manter as tarraxas em linha reta, segundo o próprio Leo, isso manteria a afinação, mesmo se o tremulo fosse usado constantemente.
A Stratocaster tem um estilo e som único, como o próprio Clapton (utilizador fiel do modelo) já disse em entrevista “Se pudesse voltar no tempo e encontrar Leo Fender, diria a ele: ‘Você realmente criou algo que é insuperável’”. Acredito que muitos outros guitarristas fariam o mesmo, como David Gilmour, Jimi Hendrix, Stevie Ray e muitos outros que consolidaram suas carreiras com uma Strato nos braços. Mas o que faz essa guitarra ser adorada por tantas pessoas? Claro que a resposta é bem relativa, mas a unanimidade fica por conta do timbre encontrado por Leo, que diferencia a Stratocaster de qualquer outra guitarra e proporciona um equilíbrio sonoro dificilmente encontrado em outros modelos.
Geralmente as Stratocaster contam com três captadores. No início a chave também tinha três posições, um para cada captador, mas alguns músicos conseguiam deixa-la em uma posição intermediaria, assim utilizando até dois captadores – como braço e meio, por exemplo – conseguindo um som único. Com isso a Fender adicionou mais duas posições na chave, para facilitar o acesso intermediário dos captadores, lembrando que hoje em dia, diferente de antigamente, os captadores do meio são enrolados ao contrário e têm o polo invertido, fazendo parecer um humbuckers eliminando os ruídos e com uma sonoridade diferente. Mas algumas guitarras ainda possuem chaves com três posições, como é o caso de algumas Jackson, essas procuram apenas o timbre limpo que a Stratocaster proporciona.
O nome "Strat," apesar de ser registrado pela Fender Musical Instrument Corporation, é utilizado genericamente para se referir a qualquer modelo que remeta ao original, independente do produtor.
As cinco décadas da Fender Stratocaster inspiraram o jornalista Tom Wheeler a escrever o livro "The Stratocaster Chronicles", com fotos e depoimentos de designers, executivos de empresas e músicos sobre o modelo de instrumento.
Fontes:
Fender
Wikipédia
Revista Guitar Player (jan/14)

Nenhum comentário:
Postar um comentário